sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hoje é dia de Rock!



Salve, salve sobreviventes! Hoje dia 13/07 é o Dia Internacional do Rock and Roll!! Então vamos comemorar este ritmo musical revolucionário! Haha, mas antes que eu me esqueça esta data surgiu quando o primeiro Live Aid foi celebrado, em 1985. Esse evento foi um festival de música beneficente, destinado a arrecadar fundos para as vítimas da fome na África, e aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia.



O Grandioso Rock and Roll ou Rock’n’Roll ou apenas Rock (haha não me canso de falar essa palavra, ROCK!) surgiu na Década de 50, que combinou elementos estadunidenses Country and Western (“espécie de música caipira” que difundia a cultura branca europeia) dos brancos com o Rhythm and Blues (“música expressiva e/ou de protesto” de origem Africana) dos negros e boogie-woogie (estilo de jazz, como se fosse um Blues Acelerado com base no piano). Até então, a frase ‘rocking and rolling’ (balançar e rolar, haha), conforme uma gíria negra que remete a dançar ou fazer sexo, apareceu em gravações pela primeira vez em 1922 (período delta), na canção ‘My Man Rocks Me Com Um Steady Roll’ de Trixie Smith.


A palavra ROCK teve uma longa história no idioma inglês como uma metáfora para “to shake up, to disturb or to incite” (sacudir, perturbar ou incitar). Em 1937, Chick Webb e Ella Fitzgerald gravaram"Rock It for Me", que incluía na letra o verso ‘So won't you satisfy my soul with the rock and roll’. (Então, você não vai satisfazer a minha alma com o rock and roll.). Já o termo ‘Rocking’ era usado por cantores negros gospel no sul dos Estados Unidos para dizer algo semelhante ao êxtase espiritual. Pela década de 1940, no entanto, o termo foi usado como um duplo sentido, referindo-se pretensamente a dançar e ao ato sexual, como em "Good Rocking Tonight", de Roy Brown. O verbo ROLL era uma metáfora medieval que significava ter relações sexuais.


Alan Freed, também conhecido como "Moondog", é creditado como o primeiro a utilizar a expressão "rock and roll" para descrever a música rhythm and blues tocada para uma audiência multi-racial. Enquanto trabalhava como DJ na estação de rádio WJW, em Cleveland, ele também organizou o primeiro grande concerto de rock and roll, o "Moondog Coronation Ball", em 21 de março de 1952.



O Rock and Roll surgiu em uma época em que as tensões raciais nos Estados Unidos estavam próximos de vir à tona. Os negros estadunidenses protestavam contra a segregação de escolas e instalações públicas. Este novo gênero musical combinando elementos das músicas branca e negra que de maneira inevitável provocou fortes reações.

Os conservadores e regressistas chamavam o Grandioso Rock’n’Roll de “música do diabo”, pois segundos eles faziam os brancos terem um comportamento vulgar igual aos negros (“Mas que bando de idiotas esses conservadores”, penso eu.). Os conservadores pregavam a segregação e o Rock and Roll esbanjava integração racial por isso ele foi tanto combatido. Entre os principais temas abordados pelo Rock são o amor, política, religião, questões sociais e críticas à sociedade.

Muitos consideram Chuck Berry como “pai do rock and roll” (se você é “rockeiro” e não conhece esse cara é melhor se preocupar!), contudo muitos cantores ajudaram a espalhar esse estilo musical como Eddie Conchran, Fats Domino, Carl Perkins, Little Richard, Buddy Holly and The Crickets, o “rei” Elvis Presley e posteriormente Os Beatles e os Rolling Stones. 


HAHA Elvis não foi somente uma porta como Chuck Berry, ele fez os “brancos” cantarem Rock’n’Roll nas ruas, em suas casas e em lugares públicos. Ele foi o grande catalisador do estilo como um “big bang do rock’n’roll!” a colisão de duas culturas naquele momento se espalhando pelo mundo. E é lógico que a indústria cultural se aproveitou disso.


Os 5 primeiros anos de vida foram os mais difíceis com perseguições aos cantores e tentativas de censura, mas o Rock sobreviveu e dura mais de 50 anos. Contudo esse estilo serviu de base para novas vertentes surgindo novos gêneros musicais baseados no Rock e em outros Estilos como o Hard Rock, Punk, Heavy Metal, Glam, Grunge, Psicodélico, Progressivo entre outros.
__________________________________________________________________
Por: iTanker!



Um comentário: